sexta-feira, 13 de junho de 2008

Aditivos Químicos e os Alimentos Naturais

  • Alimentos Transgênicos.

1. Os trangênicos e a guerra da desinformação

Segundo pesquisa de opinião pública realizada em dezembro de 2002 pelo Ibope, somente 37% dos brasileiros sabem o que são alimentos transgênicos. Elaborado a pedido de entidades da Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos, o estudo aponta que dos entrevistados que afirmaram saber o que são esses produtos, 71% não os consumiriam se pudessem escolher. Esse resultado, que pode ser interpretado como um reforço à tese da proibição do cultivo e do consumo desses alimentos, não deve deixar de ser entendido também como um sinal de que é necessária uma maior conscientização da sociedade.
Alinhar à esquerda

2. Comida estranha na geladeira


Apesar dos inegáveis benefícios à produtividade das lavouras, brasileiros, europeus e americanos ainda não sabem quais os riscos dos alimentos transgênicos

A onda é irreversível. Por mais forte que seja a desconfiança em relação aos produtos geneticamente modificados, não há mais como fugir deles. O primeiro passo foi a criação de soja resistente a herbicidas, tomates longa-vida e milho imune a insetos. Depois vieram grãos mais nutritivos, sementes estéreis que não se reproduzem no segundo plantio, alimentos recheados com remédios. As invenções saltaram dos laboratórios para as prateleiras dos supermercados com muito mais rapidez que a perplexidade humana é capaz de digeri-las. A biotecnologia rompeu a barreira entre as espécies e provocou discussões ambientais, éticas e religiosas, que prosseguem, sempre polêmicas, enquanto as sementes se espalham.





Aditivos químicos nos alimentos, mais um alerta

A polêmica é antiga, os aditivos químicos como corantes, acidulantes e conservantes podem agredir a saúde do organismo e produzir doenças sérias. A discussão é sem fim mas, a cada nova pesquisa que surge, os efeitos nocivos desses produtos são comprovados. Contudo continuam presentes em quase todos os alimentos processados como nas latarias, refrigerantes ou sucos ditos naturais. Apesar de toda a polemica, nada se faz para regular ou proibir o uso de tais agentes químicos.
Pelas estatísticas, não é difícil ver que as afecções alérgicas, as doenças auto-imunes, os processos degenerativos estão em escala crescente, em proporção exponencial. Mas, não é ainda o pior cenário. Como a pesquisa anexada sugere, os aditivos químicos nos alimentos podem estar provocando, de uma maneira aguda, alterações do humor e do estado psíquico das pessoas. É verdade. Depressão, ataques súbitos de ansiedade ou pânico estão cada vez mais comuns. Toda essa tragédia deve estar diretamente ligada ao consumo desses aditivos.


Bibliografia:
http://chicoagulha.blogspot.com/2007/05/aditivos-qumicos-nos-alimentos-mais-um.html
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT516772-2682-2,00.html